CMI-Brasília

Cursos de videocirurgia


PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

NÍVEL DE HABILITAÇÃO EM VIDEOCIRURGIA

*com Ênfase em Videocirurgia aplicada às Especialidades Cirúrgicas


Turma Brasília-DF – CMI.DF.08

​O Instituto Unipemex, por meio do seu departamento de cursos médicos “Unicetrex“ investe na especialização, capacitação e treinamento do profissional de saúde, sob uma forma eficaz de metodologia integrativa “hands on”, onde os desenvolvimentos intelectuais e profissionais dos alunos estão ligados à atividade prática experimental e tutorial em humanos.

Desde 1999, o Instituto Unipemex/Unicetrex – Cursos Médicos, já treinou por meio de cursos intensivos ou pós-graduação mais de 2.500 médicos de todo o Brasil e da América Latina para a prática de videocirurgia, usando os recursos do laboratório “dry lab“ com material inorgânico e cirurgia experimental “wet lab“ com o modelo canino “in vitro” ou suíno “in vivo”.

​Atualmente realiza um modelo inovador de ensino, sob a forma de pós-graduação e apoio ao cirurgião para tornar-se HABILITADO à prática da videocirurgia humana, facilitando a sua inclusão na rotina videocirúrgica com a chancela da maior sociedade de videocirurgia da América Latina (SOBRACIL) e seu registro devidamente aceito pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado.

O Curso de pós-graduação em “CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA” com ênfase em videocirurgia aplicada a especialidades cirúrgicas, tem por objetivo geral: treinar, capacitar e especializar os profissionais da área cirúrgica na assistência integral, por meio de acesso cirúrgico minimamente invasivo, usando os recursos da videocirurgia. Durante o programa teórico e prático, o curso estimula no aluno um conjunto de competências marcadas pelo ao desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor.

Púbico Alvo

​Médicos cirurgiões de diversas áreas de atuação (cirurgia geral e do aparelho digestivo, cirurgia pediátrica, cirurgia torácica, cirurgia oncológica, colo-proctologia, ginecologia e urologia), além de médicos de áreas cirúrgicas inscritos em programa de residência médica.

Estrutura do Curso

O Curso de Pós-Graduação consiste em diversas atividades teóricas e práticas com carga horária de 500h. Nesse caso, os alunos cumprem uma carga horária de 360h compreendendo teórico-prático, laboratório de simulação “dry lab“ e cirurgia experimental “wet lab“ durante o período de um ano. Após isso, cumpre por mais um ano, um programa tutorial com mais 130h, onde o aluno realiza no mínimo 25 cirurgias em humanos, tutoradas por um cirurgião experiente, o programa fellow vet com 40h e monitoria com 40h. No final do curso, o aluno realizará a verificação de aprendizagem final teórica/prática. Nesse momento estará pronto para solicitar junto a SOBRACIL o seu título de habilitação em videocirurgia.

– Teoria aplicada às especialidades cirúrgicas com laboratório “dry lab” e “wet lab”
– Videocirurgia experimental:
Suínos “in vivo”/ “in vitro” no Johnson & Johnson Institute (SP)
Suínos “in vivo” no IRCAD (SP)
– Fellow Vet: videocirurgia experimental em suíno “in vitro” e “in vivo”
– Estágio em videocirurgia experimental
– Monitoria em Videocirurgia experimental
– Estágio hospitalar observacional
– Tutoria em humanos
– Programa de tutoria científica.

Teoria aplicada as especialidade cirúrgicas com laboratório

7 encontros realizados em Brasília-DF.
Nos primeiros 06 encontros, o aluno terá aula teórica (de acordo com o cronograma oficial) e 01 período de laboratório “dry lab” e “wet lab”.
01 encontro para verificação de aprendizagem (substituindo o TCC).

Videocirurgia experimental

01 encontro na Johnson&Johnson para operar em modelo suíno, com 4 dias de curso, sendo 04 períodos de prática em animais vivos e carcaça de animais. (veja mais no item: Johnson&Johnson Institute logo abaixo).
01 encontro no IRCAD, com modelo suíno, com 04 dias sendo 04 períodos em prática de animais vivo. (veja mais no item: IRCAD logo abaixo).

Felow vet

Neste projeto, o aluno irá para a Johnson & Johnson em um laboratório de auto aprendizagem, operar em animais vivos ou carcaça.

Estágio em videocirurgia experimental

Participação do aluno em cursos de videocirurgia experimental auxiliando professores no comando das atividades cirúrgicas e pedagógicas do curso.

Monitoria em videocirurgia experimental

Participação em cursos de videocirurgia experimental auxiliando alunos na prática cirúrgica, facilitando o seu aprendizado e interferindo nos procedimentos cirúrgicos sempre que necessário.

Programa de estágio hospitalar

Participação por período pré-determinado previamente autorizado pelo coordenador, em serviços de referência de videocirurgia da sua especialidade, geralmente em ambiente fora do seu sítio de trabalho.

Tutoria em humanos

Participação no campo cirúrgico, em humanos, em seu próprio ambiente de trabalho, sob supervisão de um cirurgião experiente e titular de uma sociedade cirúrgica.

Programa de tutoria científica

Participação em atividades de pesquisa e educação continuada em videocirurgia, como congressos ou publicações científicas, sempre tutorado pelos preceptores do curso.

Johnson & Johnson Institute

Curso realizado usando modelo suíno “in vitro” e “in vivo”, simulando procedimentos cirúrgicos em nível básico, intermediário e avançado nas diversas especialidades.
Programa Teórico:
Mesa redonda, discussão de casos clínicos Instituto Johnson & Johnson, videocirurgia editada e entre outros;
Programa Prático:
Laboratório “dry lab e wet lab”: Procedimentos cirúrgicos de nível básico, intermediário e avançado (de acordo com a curva de aprendizagem do aluno e especialidade) em modelo suíno “in vitro e in vivo”.
Carga Horária: 60hs
Local: Centro de treinamento UniCETREX / Johnson & Johnson Institute (São Paulo-SP)

IRCAD

Curso realizado no IRCAD usando modelo suíno, simulando procedimentos cirúrgicos em nível básico, intermediário e avançado nas diversas especialidades.
Programa Teórico:
Mesa redonda, discussão de casos clínicos, videocirurgia editada e entre outros;
Programa Prático:
Laboratório “dry lab e wet lab”: Procedimentos cirúrgicos de nível básico, intermediário e avançado (de acordo com a curva de aprendizagem do aluno e especialidade) em modelo suíno “in vivo”.
Carga Horária: 60hs (incluindo o programa teórico e prático)
Local: Centro de treinamento IRCAD (Barretos-SP) e Hotel Country (Barretos-SP)

Diferencial da Pós-Graduação

– Pratica em tecidos vivos e in vitro;
– Adapta as especialidades médicas;
– Excelência em coordenadores e professores;
– Reconhecimento pela SOBRACIL;
– 20 anos de experiência no ensino da videocirurgia experimental;
– Estrutura de excelência no Instituto Johnson & Johnson e IRCAD;
– Felow Vet: laboratório de auto aprendizagem (mediante agendamento);
– Estágio e monitoria;
– Acompanhamento constante do aluno durante o curso;
– Tutoria em humanos;
– Turma em Brasília aos finais de semana.

Próxima turma

– CMI.DF.8 – Início previsto para SETEMBRO de 2018

Investimento

Staff: 24x R$ 1.890,00*

Residentes: 24x R$ 1.790,00*

*Valor para pagamento em cheque.

Descontos / Vantagens:

– Associado titular da SOBRACIL: 10% de desconto
– Pagamento a vista: 10% de desconto
– Grupo de 4 alunos ou mais: Paga o valor do investimento e recebe desconto de 5%.

Atenção:

– Os descontos / vantagens não são acumulativos.
– Sócio aspirante não tem direito ao desconto.
– Primeira parcela / taxa de matrícula via depósito, DOC / TED ou transferência (prazo para pagamento: 2 dias úteis) e demais através de cheques.
– Caso o pedido de desistência seja efetivado antes do início do curso, a contratada (UNICETREX) fica autorizada a reter o montante equivalente à 20% (vinte por cento) do valor da primeira parcela paga no momento da matrícula.
– Dados bancários para pagamento da matrícula (primeira parcela)

Banco: 033 (Santander)
Agência: 3328
Conta Corrente: 13003380-2
Cliente: Centro de Capacitação e Treinamento Médico Experimental – Unicetrex
CNPJ: 25.056.669/0001-26